Moda, Negócios

Coringas para a vitrines

A vitrine é decisiva. Através dela o consumidor entra em contato com a marca, faz, muitas vezes, sua primeira leitura sobre ela e decide ou não entrar na loja. Além de atraente a vitrine precisa ser constantemente atualizada, e contar com objetos e mobiliário multifuncionais torna essa tarefa mais fácil.

Ao planejar ou repaginar sua loja, vale a pena investir em elementos ou estruturas versáteis, que possam ser utilizadas de diferentes formas, em várias ocasiões e datas e que sejam adaptáveis a diversas composições. É o caso dos cubos e nichos, ou outros displays menores e com poucos detalhes, que podem ser dispostos sozinhos ou em conjunto, lado a lado ou empilhados, na vitrine e até mesmo dentro da loja, dependendo do tamanho e decoração do ponto de venda. Essas peças costumam ser facilmente transformáveis com pintura ou aplicação de adesivo, permitindo também que se adaptem a uma nova coleção, ação comemorativa ou destaquem produtos específicos com variação de cores e texturas.

Estruturas de madeira ou metal leves também podem ser um bom investimento. No exemplo abaixo, três vitrines da grife italiana Max Mara utilizando o mesmo display em diferentes propostas e composições. Peças como essa podem ser úteis tanto para expor produtos dobrados, quando possuem prateleira, como pendurados com cabide ou como plataforma para manequins, de acordo com as dimensões e divisões do móvel. O ideal é encomendar uma peça sob medida, produzida com materiais que combinam com a proposta da sua marca e com o tamanho da sua vitrine.

maxmara-vitrines-2
A mesma estrutura em diferentes vitrines da grife Max Mara

Se a arquitetura da loja permitir, projete um suporte no teto da vitrine ou instale ganchos para pendurar, eventualmente, materiais simples que criam um efeito diferenciado. Fitas, cordões de luz, tecidos ou banners com imagens da coleção são algumas opções capazes de mudar “a cara” da loja sem que seja necessário um alto investimento.

• Visual merchandising não é (só) decoração de vitrine

E a Universidade Tuiuti do Paraná me convidou para dividir meus conhecimentos e experiências sobre o assunto em um curso de extensão que acontece nos dois primeiros sábados do mês de junho. O conteúdo do curso é válido tanto para empresários e gestores quanto para profissionais e estudantes de moda que desejam aprofundar seus conhecimentos e/ou atuar na área.

As aulas serão ministradas no Campus Prof. Sydnei Lima Santos (Barigui) e as inscrições são abertas a alunos e não alunos da instituição. Clique aqui para mais informações e inscreva-se.

(Imagens: reprodução)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s