Viagem

Itália de trem

Um dos temas sobre os quais mais busquei informação antes de partir para a Itália foi viajar de trem pelo país. Embora seja um assunto bem comentado em sites e blogs de viagem, vou compartilhar por aqui minha experiência e dicas para explorar a Itália através dos trilhos.

Quem desembarca no aeroporto Leonardo Da Vinci (FCO), em Roma, pode chegar ao centro da cidade de trem: o Leonardo Express parte do aeroporto a cada 15 minutos e chega à estação Roma Termini em 30 minutos. Optei por adquirir o bilhete (14 €) em uma máquina, onde basta colocar a opção de horário em que deseja sair do terminal, pagar e retirar a passagem (que também pode ser adquirida em uma bilheteria da Trenitalia).

Dica: Caso tenha algum outro compromisso no aeroporto antes de embarcar para o Centro como eu, que precisava retirar meu Roma Pass, escolha um horário com “folga”. Devido à fila no espaço do Roma Pass, quase perdi o trem. Além disso, o aeroporto é grande! E demorei um pouco para me localizar e encontrar a estação ferroviária, localizada no segundo andar do Terminal 2.

trem-italia-leonardo-express
Leonardo Express: do aeroporto Leonardo Da Vinci até o centro de Roma

• Comprar aqui ou lá?

Antes de embarcar para Roma, adquiri alguns bilhetes de trem para viajar pela Itália (de Roma para Florença, por exemplo) pela internet. Não faça isso! Preferi me adiantar e não correr o risco de ficar sem bilhete para a data que programei chegar em cada cidade e paguei, literalmente, por isso. As taxas cobradas em meu cartão de crédito praticamente dobraram o valor do trecho.

“Ah, mas você poderia ficar sem passagem caso deixasse para comprar em cima da hora”. Não! Existem inúmeras opções de trechos, datas e horários para explorar a Itália à bordo de um trem italiano de alta velocidade e é muito fácil comprar seu bilhete nas máquinas da Trenitalia presentes nas estações (em Milão, comprei meu bilhete para Veneza um dia antes de embarcar). Importante: Nas máquinas não há português entre as opções de idioma. Vale a pena: Visitar o site da Trenitalia para pesquisar opções de trechos e valores.

trem-italia-trenitalia
Escolha o trecho e compre de maneira rápida (e sem taxas) através das máquinas

• Seja pontual e tenha o bilhete em mãos

Viajar de trem é fácil, rápido e confortável. As estações são bem sinalizadas e as viagens pontuais. Nas poucas vezes em que vi atrasos sinalizados nos painéis eram de 5 a 10 minutos. Por isso, não se atrase!

No bilhete impresso pelas máquinas constam todas as informações que precisa: data, horário, estação de partida (partenza) e chegada (arrivo), vagão (carrozza) e poltrona (posti), e as bagagens podem ser acomodadas no início/final de cada vagão ou sobre a poltrona. Não jogue fora ou guarde o bilhete em um local de difícil acesso, pois os fiscais o solicitam durante a viagem para conferência. Os trens da Trenitalia contam com serviço de bar e wi-fi grátis (é necessário fazer um cadastro através do próprio aparelho onde utilizará a internet).

trem-italia-veneza
Da janela do trem: chegando em Veneza

(Fotos: acervo pessoal)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s