Viagem

Quatro dicas de quatro cidades italianas | Veneza

Com paisagens únicas e encantadoras, Veneza traz paz! Muito mais que passear pelos canais à bordo das gôndolas, explorar a cidade a pé é sensacional. Descobrir e se encantar com as estreitas ruas úmidas que acabam em um canto florido com pequenas embarcações enche o coração de felicidade. Aliás, foi em uma dessas caminhadas sem destino que descobri uma das delícias que divido por aqui: a Libreria Acqua Alta.

DSC00597

• Conhecer e degustar no Caffè Florian

A mais antiga confeitaria de Veneza abriu as portas em 1720 com outro nome, mas o nome de seu primeiro proprietário, Floriano Francesconi, foi o que a tornou conhecida. Com uma arquitetura e decoração tradicionais e luxuosas, o clima do Caffè Florian não é diferente: com mesas ao ar livre na bela Piazza San Marco e apresentações musicais, é fácil passar ao menos uma tarde toda por lá.

DSC00699
Mesas ao ar livre no Caffè Florian

• Garimpar itens em vidro de Murano

De pequenos souvenirs, como brincos e espelhos de bolsa, a grandes vasos decorativos coloridos, o vidro de Murano está presente em utensílios domésticos, como espátulas e cortadores de pizza, e também em jóias. A matéria-prima leva o nome do arquipélago italiano onde é produzida, e Veneza está repleta de peças encantadoras no material tanto em feiras como em lojas de luxo. Tem vidro de Murano para todos os gostos e bolsos.

DSC00668

DSC00672
Jóias com murano

• Visitar a Libreria Acqua Alta

Um ambiente tão interessante quanto caótico. Apaixonados por livros perderão horas entre as pilhas de livros em mesas, prateleiras, banheira e até dentro de uma gôndola na Libreria Acqua Alta. Apesar de parecer, tal exposição não foi feita ao acaso: ela serve para proteger os produtos quando as águas dos canais sobem e inundam a loja (o nome, Livraria da Água Alta, também não é por acaso). Além dos livros, belos postais e pôsteres para presentear. Prepare-se para sentir-se em um filme antigo e para encontrar gatinhos circulando em meio a tudo isso.

• Saborear a culinária local e a vista para o Grande Canal ao mesmo tempo

Em uma cidade tão atípica, passei horas caminhando e me perdendo entre as vielas e becos. Da mesma forma, era irresistível reservar tempo para uma refeição demorada, com direito à birra italiana, em um dos restaurantes com vista para o Grande Canal de Veneza. A dica é degustar uma massa com frutos do mar  no almoço, enquanto observa o movimento de turistas e das gôndolas em um dos pontos mais agitados da cidade, e um risoto com vinho ao final do dia, admirando o pôr do sol ao som de artistas locais.

DSC00652

DSC00689

(Fotos: acervo pessoal)

+ | Leia também as publicações sobre RomaFlorença e Milão.

Anúncios

3 comentários em “Quatro dicas de quatro cidades italianas | Veneza”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s