Arte, Moda, Viagem

Quatro dicas de quatro cidades italianas | Florença

Florença fez com que me sentisse em um filme antigo. Os tons terrosos que predominam na arquitetura, as ruas paralelas ao Rio Arno com a Ponte Vecchio ao fundo (e o pôr do sol visto dela), as praças cheias de artistas, as bandeirolas da Toscana… Tudo tem um delicioso “perfume” retrô. Essa charmosa cidade italiana foi considerada a capital da Moda por muito tempo, e duas das quatro delícias, que escolhi entre tantas, falam sobre o assunto.

florenca-5

• Fazer um tour por museus de Moda

A Galleria del Costume, no Palazzo Pitti, foi minha primeira parada em Florença. Apesar da localização central e fácil, andei bastante em círculos até encontrá-lo. O resultado? Descobri brechós cheios de preciosidades nos arredores da Piazza de’ Pitti. Depois de visitar esse espaço (onde também estão localizados outros museus incríveis), a dica é atravessar a Ponte Vecchio aproveitando para conhecer as vitrines das joalherias locais (falei sobre algumas delas aqui) e mundialmente famosas que lá estão até chegar na Piazza della Signoria, onde fica o museu da grife italiana Gucci (leia mais sobre o Gucci Museo aqui). É fashionista e tem pouco tempo em Firenze? Volte para as margens do Rio Arno e continue o passeio sentido Piazza di Santa Trinita para visitar loja e museu Salvatore Ferragamo, que abriga diferentes mostras durante o ano, e passear pela região repleta de vitrines fantásticas.

florenca-1
No museu da Gucci 

florenca-2

• Encantar-se com os títulos da livraria do Gucci Museo

O primeiro piso do Gucci Museo traz uma livraria, além de loja e café, de enlouquecer amantes de moda, arte e design. Títulos com diferentes temas, incluindo obras sobre a Gucci, em diversos idiomas tornam impossível querer sair de lá sem um exemplar. Meu escolhido: um livro sobre a parceria da Gucci com Vittorio Accornero que resultou nos icônicos lenços de seda da grife.

• Visitar a Galleria degli Uffizi  e apreciar arte local do lado de fora

Um dos mais importantes museus do mundo, a Galleria degli Uffizi abriga obras de artistas como Michelangelo, Leonardo da Vinci, Botticelli e Caravaggio (O nascimento de Vênus, de Botticelli, é um dos pontos altos da galeria). Mais que encantar-se com os grandes nomes e a arquitetura do local, aproveite para passear pelo lado de fora onde artistas locais apresentam ilustrações e pinturas com a incrível paisagem de Florença. Um excelente souvenir.

florenca-4

• Apreciar a gastronomia local e ouvir música na Piazza San Marco

Durante as andanças por Florença, perdi as contas de quantas vezes não sabia mais para onde estava indo. E meu ponto de referência, a Piazza San Marco, me apresentou lugares deliciosos para apreciar a gastronomia local e bancos ao ar livre para ouvir um músico animado, que atendia às solicitações do público e vendia CDs, entre uma rota mal sucedida e outra. Duas dicas gastronômicas pessoais por ali são o Ristorante Accademia e o Gran Caffè San Marco, que conta com pratos deliciosos e mesas externas que deixam tudo mais gostoso.

florenca-3

(Fotos: acervo pessoal)

+ | Leia também as publicações sobre RomaMilão e Veneza.

Anúncios

5 thoughts on “Quatro dicas de quatro cidades italianas | Florença”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s