Arte, Viagem

Quatro dicas de quatro cidades italianas | Roma (e Vaticano)

Ainda conheço pouco do mundo, mas já tenho certeza que a Cidade Eterna é um dos lugares mais incríveis que existem nele. Começo a série de posts Quatro delícias de quatro cidades italianas com ela e com uma das maiores delícias da vida…

roma-1

• Estudar arte, história e arquitetura ao ar livre

Roma respira arte e as construções históricas são de tirar o fôlego. Quem, como eu, se interessa por essas áreas, precisa, além de visitar pontos como Coliseu e Panteão, reservar um tempo para caminhar pela cidade observando cada detalhe arquitetônico das edificações de “antes de Cristo” e visitar as igrejas que encontrar pelo caminho. Para aproveitar melhor a viagem nesse sentido, recomendo assistir filmes clássicos e até mesmo revisitar os livros de história do Ensino Médio antes de embarcar, principalmente se não vai contar com um guia turístico por lá (meu caso). Depois desse remember, vai ser mágico remontar toda a história em sua mente quando pisar em terras romanas.

roma-3

roma-2

• Conhecer ao menos um restaurante em Trastevere

Super charmoso, o bairro boêmio de Roma é famoso por seus bares e restaurantes. Por lá é possível encontrar diferentes tipos de comidas típicas, de sanduíches à pizzas e massas. Comece seu passeio degustando bons queijos na Antica Caciara, e escolhendo um para trazer para casa, e experimente o sorvete artesanal e orgânico da Fatamorgana. Alguns estabelecimentos oferecem pizza al taglio, que nada mais é que pizza em pedaços, uma boa opção para quem come pouco, já que a pizza individual tradicional não é pequena. Para jantar, segui a indicação de uma amiga e repasso a recomendação: aprecie uma deliciosa massa na Enoteca Ferrara.

• Garimpar itens de couro na região da Piazza di Spagna

Nos arredores da Piazza di Spagna encontram-se diversas lojas de artigos em couro (leia mais sobre compras na região). Por mais que pareçam “iguais”, vale a pena entrar para garimpar em cada uma delas: no interior das lojas é possível achar saldos e acessórios como cintos, carteiras e luvas de excelente qualidade com preços amigos. Na Florence Moon, por exemplo, tem bolsas em formatos super diferentes e peças com design tradicional em combinações de cores espertas, como marinho e marrom ou laranja com caramelo.

roma-5
Arte no teto dos Museus do Vaticano

• “Parar o mundo” no Vaticano

Sensações são muito particulares, e o Vaticano me proporcionou um dos dias mais emocionantes de toda a vida. Visite os Museus Do Vaticano, encante-se com a beleza da Capela Sistina e com a riqueza da Basílica de São Pedro e admire Roma do alto (a vista da Basílica de São Pedro vale a subida pelas estreitas escadarias). Mas, mais do que isso, sinta a energia do Vaticano. Fazer esse passeio em silêncio, com um olhar cuidadoso a cada detalhe e som, aproveitando para absorver  toda a magnitude física e espiritual do lugar faz muito bem para a alma.

roma-6
Vista da Basílica de São Pedro

(Fotos: acervo pessoal)

+ | Leia também as publicações sobre FlorençaMilão e Veneza.

Anúncios

3 comentários em “Quatro dicas de quatro cidades italianas | Roma (e Vaticano)”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s