Arte, Moda, Viagem

Anatomie d’une collection no Palais Galliera

O Palais Galliera é, sem dúvida, um dos meus lugares favoritos em Paris. Esculturas de ferro desfilando seus little black dresses no jardim oferecem uma atmosfera de encantamento antes mesmo de conhecer o interior do Musée de la Mode de la Ville de Paris, que atualmente recebe a exposição Anatomie d’une collection.

palais-galliera

A mostra fala sobre o papel da roupa na identificação do indivíduo que a veste. Pelas salas do museu, peças que vestiram importantes personagens históricos como Napoleão Bonaparte e atrizes mundialmente conhecidas como Brigitte Bardot e Tilda Swinton estão lado a lado com uniformes de enfermeiras anônimas que trabalharam durante a Guerra Mundial.

A partir do questionamento “Quem usa o quê”? Anatomie d’une collection sublinha a importância da moda como expressão de individualidade e “pertencimento” a determinado grupo social ao mesmo tempo. No acervo, peças icônicas como o chapéu-sapato de Elsa Schiaparelli e uma coleção de chapéus e peças de alfaiataria que marcaram o estilo de Audrey Hepburn mostram a íntima relação entre a moda e o contexto histórico de diferentes períodos.

Boa notícia: A exposição, que chegaria ao fim no dia 23 desse mês, terá uma segunda parte. Segundo o site do Palais Galliera, a mostra ficará fechada entre os dias 24 de outubro e 02 de novembro e será reaberta, com trinta novas peças além de um tributo à Sonia Rykiel até o dia 12 de fevereiro de 2017. Já posso voltar à Paris?

(Imagem: acervo pessoal)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s