Arte, Design, Moda, Viagem

Moda na XXI Trienal de Milão

A mostra Sempering: Process and pattern in architecture and design, da XXI Trienal de Milão, traz a tona o processo de produção de estruturas e objetos além da simples relação entre ideia e resultado. Através de oito tipos de metamorfoses, como bem define o site da trienal, a exposição nos leva à reflexão sobre as possibilidades da matéria prima aliada à criatividade: “empilhamento de materiais pesados, conexão de estruturas leves, moldagem de materiais macios” e outras ações são capazes de “inventar formas inesperadas à luz de novas tecnologias”.

Estruturas arquitetônicas, mobiliários, objetos de decoração e… moda. O designer siciliano Mario Trimarchi é um dos nomes que incluiu acessórios de moda entre as peças produzidas em parceria com a Alessi, uma das principais empresas de design italiano. Construídas a partir de aço inoxidável polido, os acessórios com “geometrias instáveis” de Mario Trimarchi são inspirados por memórias de sua infância, cartas de jogo que giram no ar devido a uma rajada de vento, mas fogem do lúdico óbvio. 

mario-trimarchi3

mario-trimarchi2

A superfície espelhada das peças cria efeitos de luz e sombra sobre a pele e a disposição das pequenas placas traduz a assimetria da “forma do vento” que tanto inspira Trimarchi. Para o designer, a coleção, fruto de sua “obsessão por desenhar a forma do vento”, traz “produtos assimétricos com grandes sombras, para construir um novo paradigma para uma forma instável mas otimista de vida”. 

mario-trimarchi

O designer industrial Odo Fioravanti também emprestou seu talento para o universo fashion em parceria com a Maison 203, uma marca que cria e distribui jóias contemporâneas produzidas através da impressão 3D. Odo Fioravanti trabalha com geometrias, mas busca suas formas perfeitas em elementos da natureza. O resultado não poderia ser mais incrível. 

odoardo-fioravanti4

Impressoras 3D e engenharia mecânica inovadora traduzem em objeto a relação entre natureza e máquina. Na Ivy Clutch o movimento natural das folhas é evocado através das figuras tridimensionais formadas pela alternância de superfícies hexagonais e pentagonais. Quer ver mais? Bolsas, colares, brincos, anéis e até uma gravata assinada pelo designer estão disponíveis no e-commerce da Maison 203. 

odoardo-fioravanti3Sempering: Process and pattern in architecture and design está em cartaz no MUDEC (Museo delle Culture di Milano) até o dia 12 de setembro de 2016, quando termina a trienal. Uma mostra com nomes e obras que retratam criatividade e tecnologia superando “os limites definidos para cada possível sistema das artes”. A Moda faz parte disso.

(Imagens: divulgação)

Anúncios

1 thought on “Moda na XXI Trienal de Milão”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s