Beleza, Comportamento, Moda

“Look do dia” para quem?

Com a proposta de levar informação de moda aplicada ao dia a dia, as publicações com o “look do dia” estão entre as mais acessadas nos blogs de moda. Alinhado com o formato desse veículo, que em sua maioria traz conteúdo e opiniões ligadas à vida pessoal de quem escreve, o outfit das blogueiras gera polêmicas: com roupas patrocinadas e marcas de luxo, até que ponto essas imagens auxiliam na “vida real” das leitoras?

blogs

Postagens que se preocupam em traduzir de fato as tendências da passarela em visuais para o trabalho, ou em propostas casuais, são as favoritas da relações públicas A.R., que lamenta por muitos blogs não se preocuparem com isso: “Simplesmente vestem as roupas que as assessorias enviam, fazem um penteado bacana e tiram foto. E isso, sinceramente, não agrega muito para mim”. Para A., essas imagens não diferem do que já temos em publicações especializadas e fogem da proposta pessoal que caracteriza o blog: “Parece algo “montado” demais para estar em um blog; se for assim, prefiro buscar essas referências em revistas e sites de moda especializados”.

Já a jornalista N.F. vê o “look do dia” de forma positiva tanto para as leitoras como para empresas de moda: “Não tenho muita criatividade no quesito roupas, então, sempre que vejo um “look do dia” bacana acabo indo atrás dos produtos. Acho super válido e tenho certeza que isso impulsiona demais as vendas”.  Assim como N., a cantora J.M., adepta de visuais cheios de informação de moda, adora observar os looks das blogueiras: “Gosto de buscar referências, principalmente maneiras de usar acessórios e estampas. Gosto da ousadia, das combinações não tão casuais para o dia a dia”. Porém, para J., o “look do dia” perde a graça quando quem publica deixa a naturalidade de lado, preocupando-se mais em vestir logomarcas.

blogs2

Entre opiniões controversas, alguns blogs transmitem mensagens positivas além de referências visuais, combinações de peças e cores. É o caso de Tanesha Awasthi, uma das mais conhecidas blogueiras plus size, que deixa de lado aquela série de regras ligadas à proporção corporal para se divertir com shapes, estampas e tendências no Girl With Curves, e de Joanna, do blog Um Ano Sem Zara, que resolveu dividir sua experiência de passar um ano sem comprar roupas e acessórios, combinando e recombinando o que já tinha no guarda roupa para compor seus visuais.

Com a mesma criatividade, Wendy Nguyen, do Wendy’s Lookbook, compõe visuais dignos de capa de revista. O diferencial? Quem acompanha suas publicações percebe de cara que a sofisticada Wendy repete roupa sim, e muito: seus looks são uma ótima forma de observar diferentes formas de uso para uma mesma peça.

• TANESHA AWASTHI, no Girl With Curves

Seus looks... Mostram que, na moda, personalidade vale mais do que regras.

É legal! A série de dicas de peças, marcas e lojas plus size.

Além do look: Repare nos acessórios, penteados e nas maquiagens inspiradoras da Tanesha.

blogs3

• JOANNA, no Um Ano Sem Zara

Seus looks... Trazem uma série de composições com peças básicas, daquelas que já temos no armário.

É legal! Perceber que é possível criar visuais charmosos e elegantes sem salto alto.

Além do look: “Jojo” comenta personagens de séries que são ótimas referências de moda.

blogs4

• WENDY NGUYEN, no Wendy’s Lookbook

Seus looks… Estão repletos de tendências e peças-desejo.

É legal! Encontrar as mesmas peças em composições bem diferentes.

Além do look: As fotos ampliadas de cada detalhe, mostram “de perto” tecidos, acessórios e até o esmalte.

blogs5

Independente do seu estilo e bolso, garimpar looks do dia internet adentro pode ser uma boa forma de inovar. Colecione seus favoritos, crie um mural de inspirações, brinque em frente ao espelho e, quem sabe, compartilhe também o seu outfit of the day por aí.

(Imagens: reprodução)

+ | O texto desse post foi produzido para o curso de Jornalismo de Moda. Agradeço às amigas e colegas de profissão que contribuíram para o enriquecimento do artigo com seus depoimentos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s