Marketing & VM, Moda, TV & Cinema

Mr. Selfridge

Em 1909 a loja de departamentos Selfridges abriu as portas em Oxford Street, em Londres. Contrariando opiniões pessimistas da imprensa e a desconfiança dos investidores da época, Harry Selfridge estabeleceu novos padrões para o varejo e tornou-se um dos empresários mais respeitados do Reino Unido. Em 2013, a série que conta a história de Harry Gordon Selfridge, idealizador e fundador da loja, estreou no país e conta atualmente com três temporadas (teremos a quarta?).

mrselfridge

Mr. Selfridge é inspiradora não apenas para quem trabalha com moda e varejo. O empresário que dá nome à série, interpretado por  Jeremy Piven, é um exemplo de pensamento empreendedor e liderança, e a nova forma de consumir impulsionada por seu empreendimento no início do século XX transformou a história do varejo.

Além do personagem tema, a série mostra o papel da publicidade e da imprensa, do vitrinista, dos concorrentes (ainda na primeira temporada, Harry Selfridges adota uma estratégia improvável para sua empresa visando combater um possível rival comercial), e fala sobre a vinculação da marca aos líderes de opinião e à realidade política e social do momento: através de uma vitrine, a Selfridges apoiou as sufragistas em Londres.

mrselfridge2

As três temporadas estão disponíveis no Netflix e para deixá-los com mais vontade de assistir, uma frase do personagem Henri Leclair, o primeiro vitrinista da Selfridges, sobre o papel do seu trabalho: “Não visto mulheres como os estilistas. Visto espaços. Cada vitrine da Selfridges será como uma pintura, e as pessoas que virem se imaginarão na história apresentada“.  O fato da autora desse texto ser visual merchandiser é mera coincidência, claro.

(Imagens: reprodução)

+ | Dica de leitura: A história e mais sobre a Selfridges (aqui) no site Mundo das Marcas.

Anúncios

2 thoughts on “Mr. Selfridge”

  1. Obrigada, Gabriela. Fico feliz que tenha gostado! Também adorei sua publicação. Vou compartilhar em minhas redes. <3 Abraços.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s