Moda

Aprimorando o estilo | Parte I

Resolução de Ano Novo: começar essa série de posts na primeira semana de janeiro, como incentivo para não descuidar do estilo em 2016.

No final do ano passado iniciei uma repaginada no meu guarda-roupa e desse momento surgiu a vontade de “colocar no papel” o meu passo a passo de aprimoramento de estilo para compartilhar por aqui. Meu objetivo é registrar ideias e animar amigos e leitores a fazerem o mesmo, pois, como tudo na vida, nossa imagem necessita de constante renovação.

closet1

• Primeira análise e separação

Tudo começa com uma análise consciente e “fria” do closet. Sem apego! Só tem sucesso na transformação de visual quem está realmente aberto a mudar. Manter peças que já não servem, seja no tamanho ou na “mensagem”, roupas em mau estado ou itens que não são usados há um bom tempo só ocupa espaço físico e mental.

Tire tudo do armário, incluindo lingeries, calçados e acessórios, e analise peça por peça: está em bom estado? Serve? Gosto da cor? Valoriza meus pontos fortes/o que mais gosto no meu corpo? Uso com frequência? É adequada ao meu estilo de vida/dia a dia?  Vestir e fotografar ajuda no processo: gosto do que vejo?

selfie

Respondendo a essas primeiras perguntas já é possível separar suas peças para descartar (aceite que alguns itens podem não servir para doação), doar, vender, reformar e manter.

Roupas em bom estado, de boa qualidade e com “valor agregado”, mas que não servem ou não combinam com você (aquela que comprou por impulso na liquidação e nunca usou, por exemplo) podem ser revendidas para brechós ou em sites de desapegos para que parte do investimento retorne e sirva para adquirir novas peças. Algumas lojas especializadas nesse tipo de produto fazem troca de mercadorias, uma ótima oportunidade para garimpar “exclusividades” ou preciosidades vintage.

roupas

Algumas peças podem ser reparadas. Uma simples alteração no comprimento ou ajuste lateral transformam, adaptando a peça ao seu corpo e estilo. Importante: avalie se a roupa não perderá o corte e se merece o investimento com a reforma. Mas antes de levá-la até o ateliê de costura,  inicie a segunda etapa para encontrar (ou reencontrar) seu estilo.

• Painel de referências

Momento de filtrar o que escolheu manter no armário, e as candidatas à reforma:  eu compraria essa peça hoje? Traduz minha personalidade? Transmite a mensagem que desejo (pessoal e profissional)? Essas perguntas podem parecer um pouco “abstratas”, mas é fácil analisar esses pontos quando você sabe do que gosta e tem um objetivo claro com relação a sua imagem. E é nesse momento que talvez seja necessário desapegar de roupas que usa com frequência mas não cabem mais em seu estilo de vida, faixa etária e momento profissional.

Um bom exercício para traçar a linha estética (?!) que deseja seguir é buscar referências do que nos agrada. Crie uma pasta de inspirações, ou mesmo um painel em sites como o Pinterest, e salve visuais que gostaria de usar. Em um primeiro momento, não pense muito. Deixe de lado as análises do tipo “não fica bom no meu corpo” ou “essa peça é inacessível”, apenas reúna as imagens. Algumas pessoas preferem fazer um painel físico, imprimindo fotos ou recortando revistas. Independente do formato, crie seu book pessoal de inspirações e desejos.

refs

Atrizes, cantoras, modelos e pessoas com as quais você se identifica quando o assunto é moda não só podem como devem fazer parte dessa galeria de imagens. Suas musas de moda não são necessariamente atuais, ícones do passado trazem muita informação de moda, e não precisam ser pessoas famosas. Inclua fotos da sua mãe ou daquela amiga cujos visuais você admira, por exemplo.

Comece! Enquanto o próximo post da série não chega, inicie a limpa do closet e colecione figurinhas de moda. Vou adorar saber que topou o desafio, responder dúvidas e acompanhar o processo; por isso fique a vontade para compartilhar seu aprimoramento de estilo através dos comentários, fanpage ou Instagram.

(Imagens: reprodução)

Anúncios

5 comentários em “Aprimorando o estilo | Parte I”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s