Moda

It Bag | Chanel 2.55

Em 1929 Coco Chanel desenvolveu um modelo de bolsa com alças, para tornar possível carregá-la nos ombros deixando as mãos livres, e a criação, reeditada em fevereiro de 1955, tornou-se uma das bags mais desejadas até hoje. Seu nome faz referência ao mês e ano de seu “nascimento”, e, prestes a completar 60 anos, a Chanel 2.55 abre uma série de posts que irá mostrar modelos eternos e desejados (e que ajudará a entender porque eles são tão cobiçados).

Untitled 9

A Chanel 2.55 é mais um item de moda na lista de criações de Chanel que visa o conforto da nova mulher que surgia na década de 1920. Inspirado nas bolsas usadas pelos mensageiros na II Guerra mundial, o modelo é cheio de curiosidades e detalhes cuidadosamente pensados. “Reza a lenda” que o compartimento com zíper existente na primeira aba da bolsa fora criado pela estilista para guardar suas cartas de amor, e que as correntes utilizadas na alça são similares às correntes que as funcionárias do convento onde Gabrielle Chanel cresceu usavam para prender chaves na cintura.

10

Outra referência a esse período de sua vida, está na cor do forro clássico da bolsa. O tom de vermelho, o mesmo da cor dos uniformes do convento, também foi escolhido por uma questão de praticidade: o interior colorido facilita na hora de encontrar os objetos dentro da bolsa.

As fotos são do processo de fabricação da bolsa, que envolve entre 6 e 15 artesãos e 180 operações. Valorize esse matelassê: o trabalho no couro é feito por artesãos especializados e consome 80% do tempo de produção.

6

É possível encontrar diferentes possíveis inspirações para o matelassê acolchoado do acessório: uma referência aos casacos de equitação, aos vitrais da abadia de Aubazine, que também teriam inspirado a marca com dois C’s entrelaçados, e até mesmo almofadas de seu apartamento em Paris.  Independente disso, acredito que este detalhe é um dos principais responsáveis pela versatilidade da bolsa.

1

2

3

4

O fecho com a logomarca foi incorporado à bolsa na década de 1980 por Karl Lagerfeld. Originalmente, ela possuía um fecho retangular como o da reedição que ganhou o nome de 2.55 Reissue, lançada em fevereiro de 2005 em comemoração ao seu 50º aniversário. Assim, temos dois modelos diferentes: a Classic Flap, com fecho com os dois C’s e alças com tiras de couro entrelaçadas à corrente; e a 2.55 Reissue, com fecho retangular e acabamento vintage, e alças entrelaçadas com peças da mesma cor da corrente.

7

chanelfecho2

chanelfecho1

Com relação aos tamanhos, são 4 opções de Classic Flap (mini, small/mdium, jumbo e maxi) e 3 opções de 2.55 Reissue (small, medium e jumbo). Os modelos maiores são perfeitos para trabalhar.

bag11

Untitled 10

E a “pretinha básica”, prática e eficiente para levar só o necessário.

bag5

Anualmente, estima-se que sejam criados  250 protótipos de novas bolsas, em tons,  materiais, acabamentos e costuras diferentes, mas apenas 30 delas são aprovadas por Karl Lagerfeld. Apesar da campeã de venda ser a preta, em cada coleção é testado ao menos um tom de bege, a cor favorita de Coco Chanel.

bag10

9

Um acessório feito artesanalmente, com qualidade garantida, peso ideal e alças pensadas para garantir o máximo de conforto não tem como não valer a pena. O design da Chanel 2.55 é genial: ótima para o trabalho, perfeita para completar visuais casuais, destaque em um look minimalista e complemento clássico para roupas “da moda”. É luxuosa para as festas, e também cai bem com tênis! Quer ver?

Untitled 4

bag4

chanel2554

Misture a cor favorita da mademoiselle com animal print, crie composições com vários neutros…

bag13
Untitled 1

Ou combine com estampas da temporada ou cores vibrantes e estampas divertidas.

bag6

bag7

Além dos modelos pretos e beges, a cor cinza/gelo com acabamento prata envelhecido é super coringa.

bolsacinza

chanel255_tenis

bag12

Entre as coloridas, a vermelha é minha favorita; mas independente da cor, a Chanel 2.55 é, definitivamente, meu sonho de consumo máximo! Tem como não amar?

bag3

Untitled 12

bag9

(Imagens: reprodução)

Anúncios

1 thought on “It Bag | Chanel 2.55”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s