Decor

Quatro dicas para integrar ambientes

Para ganhar espaço em apartamentos cada vez menores, a integração de ambientes conquistou os consumidores. Sala e cozinha ou quarto e banheiro não são mais, necessariamente, separados por uma parede; e em alguns casos todos os cômodos coexistem em uma área sem divisórias.

Manter a mesma cartela de cores nos dois ou mais ambientes integrados e escolher um piso único são as duas primeiras dicas para preservar a unidade do ambiente. Mesmo que o revestimento da sala seja diferente do material utilizado na área da cozinha, utilizar cores próximas ou cores que apareçam em outros objetos da decoração contribui para a coerência estética. Se a parede da sala é nude e os ladrilhos da cozinha são vermelhos, coloque ao menos um detalhe da segunda cor, almofadas vermelhas, por exemplo, no sofá.

Na hora de escolher um piso único, lembre-se que ele deve ser resistente à umidade e aos “acidentes”, com alimentos, muitas vezes inevitáveis na cozinha. Pisos e revestimentos fáceis de limpar são essenciais nesse espaço.

ambiente_4

No limite entre um espaço e outro, escolha móveis que sejam úteis aos dois ambientes. Além de preservar a unidade, esse tipo de mobiliário costuma ser muito prático. Bancadas para refeições com nichos embutidos na parte inferior, assim como estantes vazadas com elementos decorativos que combinam em cor e estilo com os dois locais, agregam sala e cozinha de forma harmoniosa.

Peças multifuncionais são aliadas de quem precisa economizar espaço, assim como prateleiras ou aparadores suspensos que vão de um ambiente ao outro. Cogite contratar um marceneiro ou uma empresa de móveis planejados para projetar um mobiliário do tamanho exato do seu espaço. Peças que dividem o ambiente muito grandes comprometem a circulação, enquanto as muito pequenas fazem com que o móvel pareça deslocado.

ambiente_5

Muita atenção aos acabamentos e tecidos. O acabamento dos móveis da sala deve “conversar” com o acabamento dos armários da cozinha (seja no material, tom e/ou forma).

Com a cozinha aberta, invista em cadeiras ou banquetas simples por itens com estofado e design diferenciado, lembrando que eles devem seguir a mesma direção estética dos estofados presentes na sala. Misturar estampas é uma tendência, e reforçar a cartela de cores escolhida para o cômodo com duas estampas onde predominam as mesmas cores tanto no sofá e poltronas quanto nas cadeiras da cozinha deixará o ambiente atual e coerente. A imagem abaixo foi retirada do site Minha Casa.

ambiente_3_minhacasa

Espaços sem divisórias  são aconchegantes, espaçosos e favorecem a iluminação natural. Planeje o seu!

(Imagens: reprodução)

Anúncios

1 thought on “Quatro dicas para integrar ambientes”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s