Decor

Perfume da Provença

Os moradores simples da Provença, região do sul da França, na tentativa de esconder os defeitos da madeira de qualidade inferior para copiar o mobiliário da nobreza francesa, criaram uma mistura de de gesso e cola chamada gesso cré. Porém a pintura desses móveis sofria desgaste com o tempo, deixando-os com uma aparência envelhecida. Talvez as famílias de camponeses não ficassem satisfeitas com tal desgaste, mas ele tornou-se uma das principais características do estilo decorativo conhecido como Provençal.

Com características rústicas, o estilo traz móveis com pátina, cores claras e estampas florais. A presença de extensos campos de lavanda em sua região de origem justificam vasos, regadores e elementos que remetem à jardinagem para a decoração, além do uso de tons de roxo e da própria lavanda para aromatizar e decorar.

lavender

Um toque provençal na decoração cria ambientes leves, mesmo em cômodos com mobiliário moderno. Nesta cozinha, por exemplo, as linhas retas da bancada e as luminárias minimalistas dividem espaço com parede e mesa com acabamento rústico. Para decorar, um pouco de verde no vaso em forma de jarra de cerâmica.

PROVENCE10

Em um quarto amplo e com as paredes claras, o mobiliário provençal mistura tons neutros (cama branca, cômoda acinzentada e banco de madeira) para não ficar sem graça. Detalhes mais escuros na base do abajur, no lustre e nas molduras, criam um leve contraste com o tom predominantemente claro do ambiente.

PROVENCE1

O contraste entre claro e escuro impede que o mobiliário rústico pareça antiquado. Repare como a mesa escura e os eletrodomésticos resultam em um espaço sofisticado ao lado dos armários retrô e do lustre clássico.

PROVENCE9

Móveis coloridos com aparência envelhecida “quebram” o branco do cômodo de forma delicada. Para deixar o ambiente atual, use a cor do gaveteiro no tapete e nas almofadas, misturando estampas florais com geométricas. Componha a decoração com cestas! Elas têm tudo a ver com o estilo provençal, e podem ser usadas para diversos fins.

PROVENCE2

Misturar cores, ou tons, contribui para revitalizar o estilo. No espaço abaixo, verde e azul alegram o móvel de madeira rústico. A dupla rosa e amarelo é outra boa pedida.

PROVENCE8

Resumindo, o segredo para “perfumar” a decoração com o French Country Style, como também é chamado o estilo provençal, sem deixar que o cômodo perca a contemporaneidade é brincar com contrastes (linhas retas + elementos naturais, claro + escuro, estampa floral + estampa geométrica) e/ou inserir cores, elementos e acabamentos que estão “na moda”.

(Imagens: reprodução)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s