Livros

Sobre o tempo e a eternidade, do Rubem Alves

Está lá dito no seu livro sagrado, o Tao Te Ching: ‘O tolo faz coisas sem pensar, e tudo permanece por fazer. O sábio nada faz para que tudo o que deve ser feito se faça’. Para o taoísmo a suprema expressão da sabedoria é refrear-se da tentação de fazer. Não faça. Só olhe de longe. A vida tem sua própria sabedoria. Quem tenta ajudar uma borboleta a sair do casulo, a mata. Quem tenta ajudar o broto a sair da semente, o destrói. Há certas coisas que têm de acontecer de dentro pra fora“.

rubem

Já faz tempo que li esse livro, de um dos meus autores favoritos, e posso afirmar que após a leitura passei a ver a vida, o tempo e a eternidade com outros olhos. Esse trecho, por exemplo, é uma grande lição sobre a ansiedade (eu sofro desse mal).

Infelizmente, Rubem Alves nos deixou na manhã de hoje. Sou grata por seus ensinamentos em palavras e finalizo com outro trecho do mesmo livro, que nos ensina a conviver com os “fins” (todos eles): “Deus começa sempre pelo fim. Nas Escrituras Sagradas o dia começa com a tarde e termina com a manhã. O sol se põe, mais um dia se inicia. O fim é o lugar do começo“.

(Imagem: reprodução)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s