Moda

Inverno 2014 Alta Costura

Semana passada, em Paris, as grifes de Alta Costura apresentaram suas inspiradoras coleções. Selecionei alguns destaques das passarelas que resumem tendências “festivas” da temporada.

Um ombro só: O modelo por si só não é nenhuma novidade, mas, como (quase) tudo na moda, ele é reinventado a cada temporada. No desfile da Alexis Mabille o modelo traz bordado floral que, na parte de cima, “abraça” um dos ombros. Apesar de parecer, o vestido não possui “um ombro só”: são duas mangas longas em tule nude, um dos grandes hits do momento não só na Alta Costura como no Prêt-à-Porter e no fast fashion.

AlexisMabille_05

Zuhair Murad trouxe linhas retas para um vestido de um ombro só ricamente bordado, ao invés do tradicional recorte arredondado…

ZuhairMurad_18

E no Atelier Versace o vestido cobre um só ombro com manga curta, em um detalhe com tecido diferente, e traz uma linha imaginária diagonal que se inicia no ombro nu e acaba na fenda.

AtelierVersace_04

Faixas e drapeados diagonais: Já que o assunto é linha diagonal, faixas “enroladas” no corpo nesse sentido podem ser boas aliadas para definir a cintura. Se o efeito desejado é afinar, use uma faixa da mesma cor do vestido. O detalhe apareceu na passarela da Valentino.

Valentino_06

Os drapeados diagonais são vistos com frequência nos vestidos das celebridades no Tapete Vermelho, e se depender dos desfiles de Alta Costura continuarão em alta. Na Armani Privé, a saia drapeada atribui “movimento” à peça com linhas retas que acompanha.

ArmaniPrive_14

Em preto e branco, o vestido Alexandre Vauthier uniu duas tendências: drapeado diagonal e transparência. E olha o decote com linhas retas aí outra vez.

AlexandreVauthier_10

Gola alta: Além das mangas longas, a gola alta “promete”! Uma alternativa ao vestido longo, modelos que escondem o colo e revelam as pernas tornam-se cada vez mais constantes em festas. Na Chanel, o vestido curto traz modelagem clássica e preciosos bordados.

Chanel_19

Outra forma de “compensar” a parte de cima fechada é deixar as pernas à mostra com uma generosa fenda como no vestido Zuhair Murad.

ZuhairMurad_03

Na coleção da Ulyana Sergeenko, parte de cima em tecido diferente. Dica: vale usar um top bordado com gola alta + saia longa.

UlyanaSergeenko_07

Conjuntos: Um minuto de silêncio para homenagear as mulheres que já adotaram a calça como “roupa de festa”. E mais um minuto de silêncio para homenagear os criadores que estão trazendo mil e um conjuntos luxuosos para as passarelas. No desfile de Alexandre Vauthier, blazer e calça acompanhados por um top com bordado com pérolas (que aparecem em diversos modelos da grife). Lembre-se que estamos falando de roupas para ocasiões super especiais: quando as peças de alfaiataria são lisas, o tecido precisa ser muito “rico”.

AlexandreVauthier_05

Recortes e aplicações de outros materiais nobres também são bem vindos. Principalmente em conjuntos monocromáticos como o visual Ulyana Sergeenko.

UlyanaSergeenko_11

Bordados e transparências contribuem para que os conjuntos não pareçam “sem graça”. O visual preto Zuhair Murad traz bordado, transparência e cintura marcada por um cinto delicado.

ZuhairMurad_11

Casacos volumosos e pele colorida: Como em toda temporada de inverno do hemisfério norte que se preze, as peles não poderiam ficar de fora. Se depender de Alexandre Vauthier: muito volume e muita cor!

AlexandreVauthier_04

Enquanto a Armani Privé desfilou um casaco branco volumoso e curto, acompanhado de luvas e clutch vermelhas…

ArmaniPrive_21

Ulyana Sergeenko misturou branco, tons de cinza e preto em uma peça que quase faz o cinto desaparecer.

UlyanaSergeenko_09

Pode até ser que você nunca use um modelo desses, mas todos esses exageros de passarela servem para mostrar que um detalhe de pele da cor do vestido traz um charme sem igual. Elie Saab sabe bem disso!

ElieSaab_21

ElieSaab_06

ElieSaab_10

ElieSaab_16

(Imagens: reprodução)

Anúncios

2 thoughts on “Inverno 2014 Alta Costura”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s