Hoje entrou meu terceiro texto colaborativo no Rêve de Mode (aqui), e ele mostra peças das coleções de Primavera/Verão 2013/2014 que rendem muitas combinações no guarda-roupas. A ideia de comprar melhor está ligada à compra de itens com maior vida útil, comentei sobre isso também no post com dicas para comprar na liquidação (aqui) e em uma “rapidinha” com o tema compras inteligentes (aqui), no ano passado. Os clássicos, cada vez mais em foco, o minimalismo, e roupas antes restritas à ambientes/ocasiões específicas sendo usadas de formas inusitadas confirmam essa tendência.
Para entender mais sobre o assunto, recomendo a leitura de Metamorfose ambulante, na L’Officiel Brasil (junho/julho de 2013). A matéria assinada por Luigi Torre comenta as estações do ano cada vez mais indefinidas, o sucesso das coleções Resort lá fora (segundo a publicação, elas representam cerca de 70% das vendas anuais das marcas de luxo) e as alterações no funcionamento da indústria como fatores que justificam a importância de termos “roupas que se adequem em qualquer lugar do mundo e em qualquer época do ano”.
(Imagens: reprodução)
+ | Aproveito para convidá-los para ler meus dois primeiros textos colaborativos para o Rêve de Mode. O primeiro deles, Moda e movimento, fala sobre a influência da Op Art na Moda e mostra as estampas gráficas nas coleções atuais + as novas formas de usá-las (aqui); enquanto o segundo, Pronto para vestir, é uma reflexão sobre a moda democrática e a criatividade (aqui).