Decor

Dicas de especialistas para decorar

A publicação é um pouco antiga, mas os truques valem para hoje e sempre. Na Máxima Interiores portuguesa (julho de 2009), a matéria E100ciais traz cem truques de designers, arquitetos, decoradores e outros especialistas para levar em conta na hora de decorar seu espaço. Selecionei algumas dicas fáceis e práticas, que podem contribuir para o sucesso do ambiente.

• Para tornar um espaço maior comece valorizando a janela. Se for grande, dê destaque a ela; se for pequena (ou inexistente), murais que ocupam todo o espaço de uma parede contribuem para a sensação de amplitude. Paredes claras e o uso de peças grandes também ajudam a ampliar o cômodo.

• Na hora de integrar antiguidades à decoração contemporânea, escolha objetos vintage que são importantes para você (heranças de família, por exemplo). Caso apaixone-se por um objeto de antiquário, a dica é trazê-lo para o ambiente sem combinar de forma óbvia (com a mesma cor ou mesma textura).

• Evite que a tecnologia tire o “charme” do ambiente escolhendo eletrônicos discretos ou camuflando itens indispensáveis com móveis específicos, que possuam o espaço ideal para eles (nem mais, nem menos), painéis, portas de vidro ou espelhos.

decoracao_dicas

• Cozinhas abertas devem ser tratadas com o mesmo cuidado que as salas. A “zona técnica” precisa ser funcional, enquanto a zona de refeições precisa de conforto. Muita atenção à circulação, aos materiais e ao acabamento.

• Mude a decoração de uma estação para outra sem gastar muito trocando tapetes, vasos e objetos da mesa de centro ou acrescentando elementos (velas nos meses frios, por exemplo). Os tecidos são grandes transformadores. Uma boa ideia é trocar capas das almofadas e cortinas.

(Imagem: reprodução)

Anúncios

Um comentário em “Dicas de especialistas para decorar”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s