Moda

Bolsa de mão: Que modelo escolher? (parte I)

A bolsa de mão, seja carteira ou clutch, apareceu com força nas passarelas (veja alguns modelos aqui) e foi bem aceita nas ruas. Já percebo a presença delas no dia a dia das mulheres, e começo o post com um alerta. Antes de mais nada, você precisa fazer uma escolha: ou carregar uma grande quantidade de itens, ou usar uma bolsa de mão. Conhecem a sigla M.I.L.K, para nomear os modelos pequenos? A ideia é essa, levar apenas Money, ID, Lipstick e Keys. Ou seja, apenas o essencial.

Não tem como manter a mesma quantidade de itens da maxi bolsa em uma bolsa de mão. Carregar uma carteira explodindo por ter sua capacidade máxima desrespeitada não é nada elegante. Sem contar o desconforto de precisar tirar tudo da bolsa para encontrar algo. Respeite o tamanho e o formato dela. O modelo envelope, por exemplo, deve permanecer com “cara” de envelope depois que seus pertences forem colocados dentro.

Mesmo escolhendo a dedo o que levar, durante o dia é comum carregar mais coisas. Por isso, os modelos maiores são os recomendados. Dependendo de seus materiais de trabalho, é possível adotá-los em ocasiões profissionais também. Nessas bolsas, é possível levar agenda (se sua agenda é no celular, melhor ainda), ou um bloco de anotações para reuniões, por exemplo, documentos, cartões de crédito e dinheiro, celular e um batom para retocar durante o dia. Algumas são mais “largas”, e nelas (só nelas) você pode colocar agendas mais grossas ou um livro.

Observe a bolsa carteira verde, da segunda foto, e a cinza, da última. Elas estão na “capacidade máxima”. Mais que isso, deformaria os modelos. As pastas retrô, como a da terceira foto, ficam um charme com peças bem atuais.

Ainda pensando no ambiente profissional, a pretinha básica com detalhes em cor neutra ou com acabamento diferenciado, como o matelassê ou pespontos coloridos, é uma boa compra. Lembram que comentei que acessórios menores em preto ajudam a tirar um pouco do “açúcar” dos tons pastel (aqui)? Invista na combinação peça branca + peça em tom pastel + cinto fino ou bolsa de mão preta (uma maxi bolsa preta “pesaria”). Estampas gráficas em preto e branco são elegantes e modernas.

Por falar em branco e tom pastel, use as bolsas de mão em cores que estão em alta para atualizar peças brancas e nudes. Quer mais cor? Escolha duas cores em tons claros para misturar. Duas maneiras fáceis de combinar: bolsa e blazer colorido sobre look branco, ou duas peças coloridas com bolsa e demais acessórios neutros.

Quando seu ambiente de trabalho pede o mínimo de formalidade, é melhor deixar estampas grandes, contrastantes e em tons fluo para outra hora. Ao comprar bolsas estampadas, lembre-se de levar em conta a cartela de cores predominante em seu armário. Prefira as que combinem com pelo menos três peças que tem em casa. Vale lembrar que elas são ótimas “transformadoras” de looks neutros.

Em momentos de lazer, modelos mais finos (na “profundidade”) podem ser usados sem problemas; em horas “descompromissadas”, o máximo que precisamos levar, além de documentos, dinheiro/cartão e celular, é um batom para retoque. Então, peço licença para paparicar minha favorita: a já citada bolsa envelope. Neutras, coloridas, com textura ou detalhe de metal, têm para todos os gostos. Esse modelo é moderno e minimalista ao mesmo tempo; as lisas podem ser usadas nas mais diversas ocasiões, e evidenciam as linhas que tornam, na minha opinião, o item atual (geometrias estão na moda, lembram?).

Maxi carteiras com tachas ou metalizadas podem ser usadas tanto com jeans, durante o dia, como em looks noturnos. Atenção! Quando usar durante o dia, certifique-se de que esse é o único item que está “brilhando” para não ficar exagerado. O legal é abusar do contraste brilho + t-shirt com jeans rasgado ou desbotado. À noite, liberdade para combinar com maxi acessórios, paetês e afins.

Mais uma dica para usar bolsa de mão metalizada durante o dia? Look neutro clarinho + rasteirinha.

Sim, esse post terá uma continuação. Na segunda parte, bolsas de mão para a noite (leia aqui).

(Imagens: reprodução)

Anúncios

3 thoughts on “Bolsa de mão: Que modelo escolher? (parte I)”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s