Moda

Sem gênero?

Nas coleções femininas das últimas temporadas, não foram poucas as peças “emprestadas” do guarda-roupa masculino; como não lembrar, por exemplo, da comentada calça boyfriend? Tudo começou na década de 20, quando um novo ideal de mulher passou a existir.

Coco Chanel, a precursora, inspirava-se no vestuário masculino para criar. Como as roupas femininas não eram nada confortáveis, Chanel vestia as roupas de seu namorado, Etienne de Balsan, para praticar montaria. Esse hábito deu início às criações que a fizeram conhecida por libertar as mulheres do espartilho. O livro A Roupa e a Moda, de James Laver (Companhia das Letras, 1989), conta que “as moças procuravam ter a aparência de rapazes tanto quanto possível. Todas as curvas – o atributo feminino admirado por tanto tempo – foram completamente abandonadas“.

Após as releituras das “meninas-meninos” de 1920 a Moda deixou de falar em roupas andróginas para que essas fossem substituídas pelas peças sem gênero. São roupas que vestem homens e mulheres, sem precisar de classificação. O modelo Andrej Pejic (não conhece? Clique aqui), que desfila e fotografa como homem e como mulher, é um excelente rosto para essa tendência.

Tudo isso para mostrar o editorial Hen & Hen, da Plaza Magazine (abril de 2012), que resume essa história toda em fotos incríveis onde ele e ela vestem os mesmos trajes. O que há de diferente? Entender que é possível ser feminina usando as mesmas roupas que eles. As peças chave para os looks são os clássicos da alfaiataria.

(Imagens: reprodução)

Anúncios

2 thoughts on “Sem gênero?”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s