Livros

Tragédia e comédia

Sempre quis escrever sobre esse assunto aqui, e hoje venho abrir a categoria Livros com duas peças que li esse ano. A primeira, uma tragédia, é O Beijo no Asfalto, de Nelson Rodrigues, publicada em 1960 e encenada pela primeira vez em 1961.

Sinopse (adaptada da Wikipédia): A obra versa a respeito de um beijo na boca dado a um homem por outro homem na hora de sua morte e suas repercussões na sociedade. Um repórter sensacionalista e um delegado corrupto fazem do ato um escândalo social, abalando a reputação de Arandir, que atendeu ao pedido do moribundo, levando a uma exarcebação dos sentimentos que conduz a um trágico e surpreendente desfecho.

Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna, é a comédia que há tempo queria ler (adorei O Santo e a Porca, do mesmo autor). Não vi a minissérie da Globo nem o filme, o que foi bom para imaginar o livro “do meu jeito”. A peça foi escrita em 1955 e encenada no mesmo ano.

Sinopse (do SOS Estudante): A trama da peça é permeada de peripécias mirabolantes. O herói ou o anti-herói da peça, o amarelinho João Grilo, se mete e, ao mesmo tempo, envolve todo mundo em infinitas trapalhadas, que começam em uma cidadezinha do interior e continuam depois da morte, nos limites do purgatório e do inferno. 

Gostei da história de O Beijo no Asfalto, porém não achei o desfecho surpreendente. Entre as duas, fico com o Auto da Compadecidaque me prendeu a atenção da primeira à última página. Se o livro for essa edição, da editora Agir, não deixe de ler, no fim do livro, a análise (?) de Braulio Tavares. Super vale a pena!

(Foto: acervo pessoal)

Anúncios

1 thought on “Tragédia e comédia”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s