Moda

Eu continuo usando chinelo

Li recentemente, em uma importante revista, que “hoje, as marcas usam a denominação em inglês, flip flops, para suas sandálias de dedo”. O motivo? Os chinelos deixaram de ser usados apenas dentro de casa ou na praia para virar “artigo fashion“. Sabemos que as sandálias de dedo conquistaram seu espaço na moda; só não entendi o fato de um chinelo não poder ser “artigo fashion“, digo, precisar ter seu nome traduzido para o inglês. Se ficar ainda mais “fino”, vamos ter que chamá-lo em francês.

Há tempos fico extremamente irritada com a quantidade de estrangeirismos desnecessários que encontro nas publicações de Moda nacionais. Já vi até brasileira nascer em uma farmhouse  no interior do Rio de Janeiro (!) para não “precisar” nascer em uma fazenda, chácara ou simplesmente sítio (nada elegante né?). É estupidez traduzir palavras com a única intenção de (tentar) tornar o objeto à que se refere mais atrativo, já temos que engolir tantos termos em inglês “sem tradução”.

É o pensamento antigo de que importado é chique, nacional é pobre. Até quando? Alguém me explica o que faz uma marca que vendia chinelos, quando eles eram usados para limpar a casa, vender o mesmo chinelo com um nome estrangeiro porque ele está nos pés das celebridades?

O fim da matéria que deu origem a esse post cita inovações de design como a linha tênue “que separa hoje as flip flops das tradicionais rasteirinhas”. Para mim, adotar estrangeirismos sem necessidade a linha tênue que separa o conhecimento de outros idiomas da falta de conhecimento (e valorização) da sua própria cultura.

(Imagens: reprodução)

Anúncios

5 thoughts on “Eu continuo usando chinelo”

  1. Eu uso chinelos…..na verdade eu uso Havaianas!!!! Adoro as estampas, principalmente quando é modelo exclusivo para alguma loja, ficam fofas!!!

    Curtir

  2. Maior bobeira essa americanização que fazem né? Gosto mesmo é do meu bom chinelo sem frescura! E concordo com vc: essa mania de ficar colocando palavra estrangeira é falta de valorização da nossa cultura. Tudo bem, algumas palavras acabam ficando por serem originadas em outros lugares, mas começar a chamar chinelo de flip flops é bonitinho, mas é sacanagem, né? hahaha Obrigada pela visita no meu blog! Será sempre bem vinda! UM beijo grande e boa semana!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s