Mais

DIY | Para guardar lápis e rímel

Mês passado fiz uma caixa para abrigar meus lápis, máscaras de cílios e alguns outros produtos para olhos (primer, curvex, pinça e apontador). A ideia inicial era fazer o Do It Yourself aqui para o blog, mas no decorrer do processo desanimei e não tirei todas as fotos que queria. Algumas amigas se animaram em fazer uma caixa como a minha e pediram para publicar o passo-a-passo com as fotos que tirei. E aqui estou, inaugurando a categoria DIY.

A caixa de madeira para customizar não é difícil encontrar, lojas de artesanato e até lojas de “utilidades” (estilo Casa China, em Curitiba) costumam vender. O tamanho vai depender da finalidade; a minha tem 11 X 21cm (a tampa, o fundo tem 1cm a menos em cada lado). Os materiais utilizados são: tinta, cola para tecido e tecido; além dos itens operacionais como pincéis, fita métrica, lápis e tesoura.

Sobre a tinta: a forma mais prática de pintar, ao meu ver, é com tinta spray; que dispensa pincel e evita marcas de pinceladas se você não tem experiência com pintura. Porém, a cor não “fecha” tão fácil. Por esse motivo, resolvi fazer a primeira camada usando o bom e velho pincel, e depois dar acabamento com a tinta spray. Existem tintas específicas para madeira; eu usei minha guache de colorir croquis por pura preguiça de comprar outra mas não recomendo.

Após a primeira camada, espere a tinta secar (seja ela spray ou não) para aplicar a segunda. Como cobri o fundo e a tampa com tecido, não dei tanta atenção à pintura desses dois lados.

Na hora de cortar o tecido, risque o retângulo deixando de 0,5 a 1cm a mais para fazer o acabamento. Fiz o acabamento dobrando as laterais do tecido; e o erro foi deixar uma sobra mediana que marcou um pouco depois de colado. Por isso, se optar pelo acabamento assim, deixe a sobra o menor possível.

Para segurança, além de aplicar a cola (especifica para tecido, vendida em armarinhos) nas laterais do tecido aplique também nas laterais da caixa. Pronto! É só posicionar e pressionar com os dedos.

Uma ideia para quem quer caprichar mais é acrescentar uma camada de espuma entre a madeira e o tecido, deixando a tampa fofinha. Reparem que adicionei detalhes com folhas nas laterais: o desenho é do próprio tecido, basta recortar e fixar com a mesma cola. Passei também uma camada de cola sobre a folha (ela fica branca quando aplica, mas some depois de seca), que além de tudo evita que o tecido desfie. Abaixo, o fundo encapado e o detalhe lateral.

Não sou mestre na arte de decorar caixinhas, mas espero que o DIY inspire vocês a criar seus próprios organizadores de maquiagem! :)

Anúncios

5 thoughts on “DIY | Para guardar lápis e rímel”

  1. Que legal Ivy, na medida certa para rímel e lapis. No meu porta maquiagens as mascaras e lápis ficam em pé mas eu queria guardá-las assim.. Só que nao levo jeito pra fazer essas coisinhas rsrs

    Curtir

  2. Que fofura! Amei a dica, muito linda! Também ando focada na organização da minha make, tô quaaaaaaaase lá, se eu conseguir fazer algo legal tb mostro no blog. Beijooos ;**

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s